APRESENTAÇÃO

A Realização do Colóquio de Matemática do IFCE - campus Juazeiro do Norte tem como objetivo propiciar a integração entre estudantes e professores dos cursos de Licenciatura em Matemática, da Especialização em Ensino de Matemática e de outras Instituições de Ensino Superior. Este evento se utiliza de diversas modalidades de linguagem matemática que possibilitam um debate crítico sobre a prática de ensino e de aprendizagem, a formação do professor, o uso de temas transversais, os incentivos à produção científica e as abordagens de estudo de Matemática Pura e Aplicada e da Educação Matemática, que compõem o cabedal de conhecimentos imprescindíveis à boa formação do graduando em Matemática. Realizado a cada dois anos, este evento vem ratificar o sucesso em disseminar a matemática estudada por estudantes e professores do Curso de Licenciatura Plena em Matemática do IFCE - campus Juazeiro do Norte e da Especialização em Ensino de Matemática, ao passo em que promove a difusão cultural por toda região do Cariri e regiões vizinhas. Nesta edição o evento terá como tema: Ensino, Pesquisa e Tecnologia: aplicações na Matemática.

(Link para edições anteriores)

REGISTRO NO SISTEMA

O registro no sistema e a inscrição no evento são processos distintos.

Antes de realizar a inscrição no evento ou a submissão de trabalhos, primeiro o usuário deve registrar-se no sistema, conforme descrito a seguir: clique em "Entrar" e clique em "Registre-se", preencha os dados e clique em "Enviar"; A seguir para ativar a conta, é necessário abrir o email cadastrado e clicar no link de confirmação enviado por email. O processo de registro viabiliza a participação em diversos eventos da instituição.

INSCRIÇÃO NO EVENTO

O evento será gratuito para toda a comunidade. Para realizar a inscrição basta clicar em "Inscrição no Evento" e depois clicar em "Concluir Inscrição - Evento gratuito". As inscrições concretizadas receberão o Status da Inscrição "Concluído".

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

As propostas de trabalhos deverão ser submetidas à comissão avaliadora do evento, a qual se necessário poderá solicitar o reenvio com alguns ajustes conforme prazos definidos no email destinado ao autor que fez a submissão. Os resultados das avaliações serão divulgados no site do evento.

Antes de enviar o trabalho, o autor principal deve certificar-se que todos os autores estão registrados no sistema de eventos, o registro é gratuito e todos (palestrantes, organizadores, participantes e autores) devem registrar-se. Posteriormente, em datas estabelecidas pela comissão organizadora, os participantes registrados poderão submeter trabalhos, realizar inscrições e obter  certificados conforme cronograma do evento.

Os trabalhos poderão ser submetidos no formato de "Artigo" ou "Relato de Experiência" e deverão ser exposto e apresentado no formato de pôster de acordo com a programação do evento.

Para evitar problemas de formatação (na confecção dos anais do evento) o(s) autor(es) deve(m) preencher a proposta de trabalho usando o modelo (em docx) disponibilizado nos seguintes links:

(Baixar Template - Artigo)

(Baixar Template - Relato de Experiência)

As submissões devem ser feitas no formato docx e os arquivos enviados não podem exceder 5mb. Todas as demais normas de submissão já estão contidas nos templates acima.

Antes de preencher o formulário de submissão certifique-se de que todos os autores tenham feito registro no sistema, pois o mesmo bloqueará o envio de propostas que contenham autores não registrados.

O aceite do trabalho será enviado apenas para o autor que submeteu a proposta. Após a emissão do aceite todos os autores deverão inscrever-se no evento.

Os trabalhos devem atender ao tema da edição do colóquio, e encaixar-se em pelo menos um dos seguintes eixos:

​ 1 - Práticas inclusivas em Educação Matemática.
2 - Formação de professores.
3 - Recursos tecnológicos e ensino de Matemática.
4 - Etnomatematica e história na Educação Matemática.
5 - Modelagem e aplicações matemáticas.
(Baixar detalhamento dos eixos)
ELABORAÇÃO DO PÔSTER

Após o aceite pela comissão de avaliação, o pôster deve ser elaborado de acordo com as seguintes normas:

​ • Título centralizado, Arial 60, negrito, cor preta;
• Nome dos autores justificado, Arial 40, cor preta;
• O restante do pôster em Arial, no mínimo 32;
• As dimensões do pôster são 90 cm (largura) X 110 cm (altura).

Segue modelo que pode ser utilizado/adaptado na confecção do pôster:

(Baixar Modelo de pôster para o PowerPoint)

O pôster impresso será exposto e avaliado em horários conforme a programação do evento. No momento da avaliação, pelo menos um autor deverá estar presente para prestar esclarecimentos ao público interessado.

Email da organização: ifcecoloquiomatematica@gmail.com
Email da coordenação: cclm.jn@ifce.edu.br
REALIZAÇÃO E APOIO:

HTML5 Icon
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Campus Juazeiro do Norte: Av. Plácido Aderaldo Castelo, 1646 - Planalto CEP: 63.040-540 Fone: (88) 2101.5300