Objetos Virtuais de Aprendizagem para o Ensino de MatemáticaFechar
O processo de desenvolvimento tecnológico vivenciado atualmente permite verificar a presença das tecnologias em praticamente todas as atividades realizadas nas diversas áreas do conhecimento, inclusive na educação. Neste contexto todos os profissionais da educação sobre tudo os professores precisam de formação adequada para lidar com as tecnologias de forma prática, crítica e reflexiva de modo a dá o direcionamento correto do seu uso pelos discentes, que por sua vez já possuem habilidade técnicas para utilização, mas ainda precisam de um direcionamento para melhor aplicá-las voltadas para o processo de ensino aprendizagem. Esta proposta objetiva discutir e apresentar Objetos Virtuais de Aprendizagem disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais, mostrando a sua viabilidade no processo de ensino aprendizagem. As principais etapas de realização são as seguintes: Discutir o conceito de objeto virtual de aprendizagem; analisar de forma crítica a utilização desses recursos, considerando aspectos como formação, infraestrutura, apoio pedagógico e de gestão e principalmente a intencionalidade para construção do conhecimento; mostrar objetos virtuais de aprendizagem disponível do banco internacional de objetos educacionais; mencionar outros repositórios que dispõem desses objetos. A proposta aqui apresentada fundamenta-se no uso das tecnologias como apoio ao processo de ensino aprendizagem destacando-se os objetos virtuais de aprendizagem que podem facilitar o entendimento de conceitos e/ou conteúdos abstratos, a simulação de fenômenos, a demonstração de experimentos práticos, etc. Dessa forma, entende-se como principal contribuição deste trabalho as informações a serem disseminadas ao público participante através da demonstração prática e da reflexão crítica quanto ao uso dos objetos virtuais de aprendizagem para o ensino de matemática.