XadrezFechar
A elaboração da oficina “Xadrez: Ferramenta Sócio-Cognitiva na Educação Escolar”, partiu de uma constatação empírica da realidade concreta de uma parte significativa dos alunos que ingressam no IFCE – Campus Juazeiro do Norte, oriundos de diversas escolas públicas, com baixos índices de conhecimento formal (competências e habilidades que propugna o governo nas diretrizes básicas de educação – LDB e PCNs, no campo da matemática e nas ciências da natureza) exigidos pela instituição. Além de que outro grave e conflitante problema também foi e é facilmente diagnosticado, o elevado índice de evasão e reprovação dos alunos, principalmente no primeiro ano de ingresso no IFCE/JN. O jogo de xadrez poderá contribuir de forma significativa na solução perene dos problemas acima citados, gerando dessa forma inclusão social e criando oportunidades, para adolescentes e jovens em situação de risco social e escolar, na medida em que o xadrez oportuniza ao praticante o desenvolvimento das habilidades criativas, sensório-motora, visão espacial lógico-matemática, capacidade de introspecção, autocontrole além de difundir entre os praticantes o espírito esportivo e o respeito às diferenças, pois vitórias e derrotas quando analisadas com criticidade nos permite perceber que todos temos potencialidades e limites. O projeto tem como público alvo 20 alunos ao todo divididos entre discentes (Cursos médios integrados e dos cursos superiores de Matemática e Educação Física).