Etnomatemática, História e Filosofia da Matemática e suas possibilidades pedagógicasFechar
A Educação matemática apresenta diferentes tendências metodologicas de ensino, entre elas temos a Etnomatemática, história da Matemática, filosofia da Matemática, entre outras. Todas com o intuito de melhorar o ensino e aprendizagem da Matemática. Para isso, temos o objetivo de apresentar, especificamente, as principais ideias e exemplos de diferentes culturas que utilizam ou utilizaram a matemática de uma forma específica e particular no seu dia a dia. Pois, evidenciamos essa característica a Etnomatemática, que para D’Ambrosio (2007) é a matemática praticada por grupos culturais, tais como comunidades urbanas e rurais, grupos de trabalhadores, classes profissionais, entre tantos outros grupos que se identificam por objetos e tradições comuns aos grupos. Logo, quando se aborda Etnomatemática são discutidos aspectos históricos e filosóficos daqueles povos e grupos. Como por exemplo, podemos exemplificar os diferentes métodos de contagem dos sistemas de numeração dos povos indígenas do Alto Rio Negro no Estado do Amazonas ou dos povos mais antigos como os métodos dos babilônios, egípcios, gregos, hebraicos e romanos. É a partir desses exemplos é possível trabalhar em sala de aula diferentes métodos que possibilitem os alunos refletirem sobre a matemática, a cultura e assim, desenvolver um pensamento crítico e reflexivo sobre os conteúdos ministrados. Portanto, abordaremos a Etnomatemática, a história da Matemática e aspectos da filosofia da Matemática de maneira relacionada, mostrando como algumas culturas se desenvolveram matematicamente.